Trabalhando sua Fé

Fé é uma palavra que está presente em nosso dia a dia, nas mais diferentes ocasiões e com os mais diversos significados. Os cristãos sabem que a fé é o que os levará ao encontro com o Deus Vivo e com Jesus, seu filho. Porém, nem sempre é fácil colocá-la em prática. Por vezes se diz tê-la, mas pouco se sente no coração.

 
E é sobre essa conectividade com Deus que falaremos neste artigo. O que é a fé verdadeira? Como estar mais conectados com Deus? Como exercitar e aumentar a fé? Qual caminho seguir para ficar em sintonia com a palavra e os ensinamentos do Deus Vivo? Essas são questões trabalhadas aqui para te ajudar a trilhar o caminho rumo a uma vida equilibrada e saudável, junto aos ensinamentos do Senhor. Você não pode perder!
 
O QUE É A FÉ?

A fé, em suma, é uma palavra que denomina “confiança”, “credibilidade” e “crença”. Basicamente, é um sentimento de total ligação, confiança e crença em um ser superior: num ser Divino, que abriga esferas mais altas e evoluídas em relação ao ser humano. Ela é diretamente oposta a dúvida e, por conseguinte, inteiramente relacionada ao sentimento de confiança e esperança depositada em Deus, Ser superior, onipresente, onipotente e onisciente. Ter fé é ter dentro de si a certeza e a esperança de que tudo pode mudar para melhor.
 
FÉ RELIGIOSA
 
Já no contexto religioso, ter fé é vivenciar a virtude de crer e acreditar como verdade nos dogmas e princípios difundidos pela religião que se pratica. A fé em Deus é acreditar na sua existência — embora não física e material — e na sua capacidade de onisciência. “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”. — Hebreus 11:1
 
Por fim, a fé pode ser ainda um sinônimo de religião ou culto. Podemos observar esse termo quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica, por exemplo.
 
FÉ CRISTÃ
 
A fé cristã tem sua base nas promessas de Deus assim como seus ensinamentos, armazenados na Bíblia Sagrada, sendo esta a Palavra de Deus na terra. Este livro traz, inclusive, várias referências ao comportamento cristão, tendo como base uma fé verdadeira no sacrifício de Cristo na cruz.
 
OS TRÊS TIPOS DE FÉ
 
De acordo com o cristianismo, existem ainda três tipos de fé. Acompanhe e saiba quais são eles.
 
FÉ NATURAL
 
É aquela que todo ser humano carrega dentro de si, desde o momento do nascimento até a morte. Ela é justamente aquela dos jogadores da loteria, que sempre têm fé de que “dessa vez” serão premiados. Nessa lógica, até a fé na existência de Deus encontra-se nessa categoria.
 
FÉ PARA SALVAÇÃO
 
Na concepção cristã, o segundo tipo de fé é aquele voltado para a salvação. Nela, observa-se a convicção de que Jesus Cristo é o enviado de Deus, o Messias prometido. Nesse aspecto, aceita-se Jesus Cristo como Salvador e passa-se a se integrar em sua doutrina, ou seja, a participar dos ensinamentos da fé cristã.
 
FÉ NO SOBRENATURAL
 
Essa fé é formada pela existência do próprio Deus no coração e na mente dos fiéis. Neste caso, ela é capaz de promover milagres na vida daqueles que creem e praticam essa fé, como, por exemplo, a cura de doenças até então desenganadas pela ciência humana.
 
Como podemos perceber, a fé pode ser vivenciada internamente, onde cada um sente dentro de si a fé que lhe toca o coração e que o torna capaz de sentir a existência de Deus, que está no comando de todas as coisas. Todavia, também pode ser vivenciada externamente, refletida em obras que glorificam a Deus. Acreditar e confiar nessa presença e nessa benevolência de Deus para conosco, fiéis, é o primeiro passo para vivenciar, em plenitude, a fé verdadeira.
 
COMO A FÉ AJUDA A SUPERAR BARREIRAS?
 
Como já dissemos, a fé é algo interno, puramente individual, no íntimo de cada um. Isso quer dizer que cada ser humano a vivencia de uma determinada maneira.
 
Contudo, vale chamar atenção que, embora cada um viva a fé dentro de si de formas diferentes, essa fé que nos move é uma força motriz que nos impulsiona a superar e romper obstáculos, dando-nos força para prosseguir mesmo diante das dificuldades.
 
Isso acontece, porque a fé no amor do Pai, que está sempre acima de nós, nos faz ter a certeza de que as barreiras, as dificuldades e os percalços que aparecem em nosso caminho são uma prova de que sempre temos que aprender, melhorar e evoluir. Desta forma, podemos estar cada vez mais próximos de Cristo, que intercede por nós a todo o momento.
 
 
A FÉ QUE NADA PODE ABALAR
 
A fé inabalável nos faz sentir que jamais estamos sozinhos e, por isso, somos capazes de agir para superar quaisquer obstáculos que possam surgir em nosso caminho. Afinal, Deus sabe os caminhos de seus filhos, e se coloca diante das barreiras, colocando em nossas mãos as ferramentas necessárias para superar nossos desafios e crescermos com eles.
 
Reclamar a fé sem colocá-la como guia e força propulsora, é impossível que se cumpra, em toda a sua vida, tudo o que Deus planejou e prometeu a você. Se diante do primeiro percalço você já se sentir abandonado, perdido ou desamparado, saiba que Deus jamais abandona um filho em luta.
 
COMO USAR A FÉ PARA SUPERAR OBSTÁCULOS
 
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. — Hebreus 11:1
 
Nesse tópico, falaremos efetivamente em como trabalhar a fé verdadeira para não sucumbirmos diante dos obstáculos, mas sairmos vitorioso em nossas aspirações. Para tanto, é importante ressaltar que ter fé é crer, não no que se vê com os olhos do corpo, mas com o que se vê com os olhos da alma e o que se sente com o coração.
 
É quando todas as esperanças mundanas se esgotam e você se depara com uma rua sem saída. É aí que a fé se manifesta em todas as suas cores e formas. Ela te conduz a saída que você ainda não havia visto. Por meio da fé, Deus age sobre a vida de cada um de seus filhos, fazendo a Sua obra na vida de cada um que se propõem a recebê-lo em seu coração, com sinceridade. Experimente ter uma conversa sincera com Deus, diga a ele seus medos, anseios, sonhos. Você sentirá sua presença forte ao seu lado, te amparando e te dando forças para continuar.
 
Ele nos orienta, nos ajuda e até coloca em nossas vidas pessoas dispostas a estarem conosco para nos ajudar. Ele renova nossa fé diariamente, basta-nos permitir sentir.
PARA DEUS, NADA É IMPOSSÍVEL
 
“Portanto, não temas, porque eu sou contigo, não te espantes, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudar, apoiar sempre com a minha destra fiel”. — Isaías 41:10 Creia no poder do Deus e saiba que ele olha por nós a todo o momento.
 
Renove sua fé na força do Pai amado e coloque em suas mãos a resolução e superação dos obstáculos. Erga a cabeça e tome a sua atitude de fé, afinal, ela move montanhas e pode transformar a sua vida.
 
ESTUDANDO A BÍBLIA E ENTENDENDO A FÉ
 
Antes de compreendermos a importância do estudo bíblico para entender melhor o processo da fé, vale ressaltar como a Bíblia e o seu estudo são o método mais assertivo de se conhecer a Jesus e as revelações de Deus.
 
Ler a Bíblia com seriedade e afinco nos faz compreender com mais propriedade a Vontade de Deus. Afinal, ela é o registro da sua vontade. E Deus, em toda a sua sabedoria e benevolência, quer que seus filhos compreendam e vivam sua vontade e seus ensinamentos. Devemos ser cuidadosos em relação a determinadas interpretações da Palavra de Deus. É muito importante orar antes de ler a Bíblia para que Deus nos dê sabedoria e discernimento ao lermos Sua Palavra, a fim de compreender com exatidão o sentido e a profundidade da mensagem que o Senhor tem para nós.
 
Como vimos anteriormente, devemos orar a Deus antes de estudarmos a Bíblia. Além de pedirmos que o Senhor abra nossa mente, precisamos pedir-lhe que nos dê humildade suficiente para aceitarmos seus mandamentos. Muitos de Seus ensinamentos podem ir contra nossas crenças interiores, que geralmente são egoístas e carnais. Por isso, devemos pedir a Deus que transforme nossos corações afim de aceitarmos Sua vontade. A Fé somente é fortalecida quando entendemos diretamente a vontade e os propósitos de Deus para a nossa vida e, isso acontece somente por meio do estudo completo das suas palavras no livro sagrado.
 
COMO AUMENTAR A SUA FÉ?
 
A primeira coisa que devemos pontuar antes de falarmos sobre como você pode aumentar a sua crença, é que a fé é muito mais do que simplesmente acreditar.
 
Fé é, principalmente, confiar em Deus. E como fazemos para confiar em alguém ou em algo que não vemos? Devemos conhecê-lo o mais profundamente possível. Logo, o primeiro passo para aumentar a fé é buscar um relacionamento íntimo com Deus, lendo a bíblia, orando e obedecendo seus mandamentos, assim poderemos vivenciar uma experiência cristã completa. Para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento e aprimoramento da fé verdadeira, aquela que vem de dentro do coração, separamos 4 tópicos importantes que farão você refletir nas maneiras mais acertadas de aumentar sua fé em Deus. Confira!
 
PONHA EM PRÁTICA A SUA FÉ
 
É sempre importante lembrar que a fé sem obras é morta. Por isso, vá em frente, todos os dias, confie que Deus tem o melhor de você. Não espere ver para crer. Deve-se crer para ver. Decida, todos os dias, colocar em prática tudo o que você aprendeu dos ensinamentos do Senhor e busque se tornar uma pessoa cada dia melhor.
 
SUPORTE OS PERCALÇOSOS
 
Os obstáculos que Deus coloca em nossas vidas, quando superados com força e confiança, fazem com que a nossa fé cresça. Nesses momentos de dificuldade, observe como Deus guia os seus passos e o auxilia na superação.
 
APROXIME-SE DE DEUS
 
Conheça a Sua Palavra, entre no Seu ritmo. Tenha a certeza de que Ele encaminha as coisas para que elas aconteçam conforme seu tempo e sua vontade.
Exercite a paciência e a confiança que Ele só tem o melhor para você.
 
ESTUDE A BÍBLIA
 
O apóstolo Paulo diz que a fé vem pela Palavra de Deus. Assim, entender a Palavra do Senhor é primordial para compreender o poder Dele em nossas vidas. Por isso, leia a bíblia e estude seus ensinamentos. Conheça Jesus, nosso mestre e modelo, perceba como ele confia em seu Pai e viva conforme os seus mandamentos.
 
CONCLUSÃO
 
Sem fé é impossível agradar a Deus. A fé é um dom que toca a inteligência e os corações humanos, quando estes permitem que essa aproximação aconteça.
 
Viver em oração, estudar os ensinamentos bíblicos e estar sintonia com a Palavra de Deus — sempre a praticando — é o caminho para uma estrada de amor e sabedoria. Exercitar a fé e a crença em Deus, abdicando da racionalidade excessiva, é fundamental para que ela cresça e, com isso, a confiança no Senhor se tornará completa em seu coração. Viva a Palavra de Deus, deixe que o seu amor e a sua sabedoria toque o seu coração e conduza os seus passos. Creia, confie e viva o amor de Deus!
 
 

um comentário

  1. Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Role para cima
Ir para a conversa
Fale Conosco
Como podemos te ajudar?